quinta-feira, maio 11, 2006

Discografia Imprescindível 04 - GYBE!; F#a#


Os Godspeed You Black Emperor!, banda canadiana, criaram na minha opinião uma das mais importantes obras dos anos noventa. F#a# editado em 1997 primeiro em cassete e depois em 1998 em vinil e em CD é considerado um dos melhores exemplos do pos-rock por uns, ou, do rock progressivo. Os dois conceitos são demasiado abstractos e de pouca relevância neste momento. Os GYBE! Utilizam normalmente uma construção por camadas que estruturam ideias conceptuais, adicionando progressivamente estratos até atingir a explosão sonora perto do final decrescendo em seguida para criar a preparação da música seguinte.
O álbum inicia com uma magnífica suite The Dead Flag Blues com um impressionante monologo que vem adicionar um ambiente dramático à atmosfera negra da música. Segue-se East Hastings que começa com o lento avançar de um comboio em início de viagem e termina com um dos momentos sonoros mais arrepiantes do disco. Movimento seguinte, Providence, uma das melhores músicas do álbum onde um pregador faz o seu discurso impressionante.
Este disco deve ser ouvido como um todo e não apenas como músicas individuais, e, mesmo não sendo um disco de fácil audição, sobretudo devido aos momentos de tenção/atenção, facilmente cativa quem o ouve pela primeira vez. Com F#a# os GYBE!, criaram um estilo que desenvolveram até à exaustão nos discos seguintes, nomeadamente em Lift Your Skinny Fists Like Antennas to Heaven de 2000 e Yanqui U.X.O. de 2002. De qualquer forma, os GYBE! criaram o primeiro grande disco pos-rock ainda antes da grande onda que veio a seguir. Até a capa é em cartão…
Musicas:
The Dead Flag Blues - 16:27
East Hastings - 17:58
Providence – 21:15

1 comentário:

dedos-bionicos disse...

Um disco grande, um disco que fica para a historia do rock e mais n digo senão não paro....