segunda-feira, julho 03, 2006

Discografia Imprescindível 08 – Kid A; Radiohead (2000)

A escolha de Kid A pode ser controversa dentro do universo dos apreciadores dos Radiohead. A opção “natural” seria OK Computer mas confesso que não se trata de um disco pelo qual nutra muitas simpatias. A minha entrada no mundo Radiohead deu-se precisamente com este Kid A e logo de seguida com o seu sucessor Amnesiac, e mais tarde procurei ouvir os trabalhos anteriores. Obviamente já conhecia algumas coisas, como por exemplo, o inevitável Creep, que, confesso, me dá enojos nocturnos. Os primeiros trabalhos pautavam-se por uma descida às catacumbas dos traumas pessoais de Thom York, mas, confesso que as suas entranhas não me entusiasmam muito, provocando inclusive um longo bocejo. Com OK Computer as coisas começaram a mudar e com Kid A, a banda conseguiu produzir um disco que se distingue dos demais. Recebido com um misto de surpresa por parte dos que não pensariam que os Radiohead conseguiriam fugir ao seu rock tradicional, e desilusão para os seguidores asserirmos do passado histórico da banda. Este disco e Amnesiac (que foi construído a partir das sobras de Kid A), deve-se essencialmente a Thom Yorke, como se pode constatar pelo recente trabalho a solo. Os efeitos electrónicos abundam e as guitarras escasseiam, o que provocou grande discussão interna. Seja como for, a banda conseguiu atrair um novo público, onde eu me incluo. Resta agora aguardar pelo novo disco que sairá em breve, mas que pela a primeira amostra, parece revelar um retrocesso ao passado, apaziguando um pouco os fãs.

2 comentários:

... disse...

Alguém como eu, que detesta o Creep, finalmente...
O OK Computer é excelente e trata-se de um disco histórico que revolucionou o mundo musical.
O Kid A foi aclamado pela crítica e menos pelos Radioheaders. É também um álbum que, se reparares, foi feito há alguns anos e parece que foi feito ontem. Esse e o Amnesiac conseguiram antever o que vinha aí.
É esta a espectacularidade do Thom, que presumo que o seu +album esteja nesta onda.
São álbuns que por vezes só se conseguem apreciar anos mais tarde.

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Angel tax service Web cams for seattle washington Taxi driver upskirts With dildos and Body cyber honda kit prelude Refinance loan refinance home mortgage home equity loan32 mature milf site pt cruiser seat covers Xxx galleries amateurs