sexta-feira, dezembro 08, 2006

Discografia Imprescindível 12 - It's Hard To Tell Who's Going To Love You The Best; Karen Dalton (1969)

A falta de tempo e a preguiça tem-se apoderado de mim e por esse motivo já há algum tempo não escrevia nesta secção do blogue.
A little bit of rain (não é o caso do dia de hoje que cai chuva a potes) abre o disco It's Hard To Tell Who's Going To Love You The Best, o primeiro disco da cantora folk norte-americana Karen Dalton. Senhora de uma voz única, muitas vezes comparada com Billie Holiday, tocava banjo e guitarra de 12 cordas. Associada ao meio folk de Greenwich Village, colaborou com Fred Neil, Holy Modal Rounders e Bob Dylan. Apesar de ser bem conhecida desde os inícios dos anos 60, apenas em 69 foi editado o seu primeiro disco, infelizmente pouco conhecido, contem alguns dos melhore momentos folk do final dessa década. Músicas como A little bit of rain; Ribbon Bow ou In the evening marcam pela sua força e beleza singular.
Em 1971 foi editado o segundo trabalho de Dalton (e o mais conhecido e o último), In my own time, que foi recentemente re-editado, foi produzido por Bob Dylan, apresenta um disco mais elaborado e trabalhado acusticamente, onde se destaca o clássico When a men loves a woman. Após muitos anos de dependência de drogas e de álcool, Karen Dalton morreu em 1993, deixando poucos trabalhos editados mas de uma qualidade acima da média.

Sem comentários: