domingo, fevereiro 05, 2006

Gouveia Art Rock 2006

O Gouveia Art Rock 2006, que se vai realizar a 8 e 9 de Abril vai ter os bilhetes há venda a partir da próxima semana. Para além dos nomes que já apontei noutro post, estão confirmados os Taal, banda francesa, e os finlandeses Alamaailman Vasarat.
O festival abre com os Taal, que misturam à estrutura sinfónica, elementos do jazz, rock, metal e folk. Fica aqui Yellow para poderem ouvir.
Os belgas Present, banda com influências do progressivo neo-clássico, com uma forte carga rítmica, sendo muitas vezes agressiva e muito sombria. Podem ouvir o excerto de Souls for sale.
Ainda no primeiro dia, irão actuar os Beduínos a Gasóleo que praticam um rock sinfónico com mistura de música tradicional portuguesa. Neste festival vão ter a companhia de Janita Salomé.
Peter Hammill, cabeça de cartaz do primeiro dia, dispensa apresentações. Fundador dos Van der Graaf Generator, tem uma longa discografia, tanto a solo como com os Generator.
O segundo dia abre com Matthew Parmenter dos americanos Discipline, segue as pisadas de Peter Hammill na forma narrativa das canções.
Os Alamaailman Vasarat vêem da Finlândia e gostam de juntar música étnica dos mais variados e estranhos sítios, que vão desde os países nórdicos até à américa latina, passando pela cultura árabe e judaica. Estes rapazes também gostam de usar martelos como instrumento, sendo a sua música por vezes de uma violência extrema, mas também tem momentos de acalmia e profunda melancolia. Vejam o vídeo Astiatehdas que vale a pena.
Amon Düül II encerram o festival. Banda mítica do Krautrock, marcada pela originalidade da sua música nos idos anos 70, caracterizada pelo experimentalismo com pitadas de psicadelismo. Tiveram na sua imensa obra os pontos altos nos seus dois primeiros álbuns; Phallus Dei e Yeti.

Sem comentários: