quarta-feira, outubro 29, 2008

Silver Mt. Zion - "This Is Our Punk-Rock," Thee Rusted Satellites Gather + Sing (2003)


Numa tentativa de fugir ao som Godspeed do seu primeiro disco, “This Is Our Punk Rock” revela-nos uns Silver Mt. Zion diferentes, usando mais a voz de uma forma nunca antes usado na banda, prevelecendo sobre a música. Apesar de Eferim não ser propriamente um cantor (bem longe disso), as suas palavras e o seu estilo criam uma atmosfera de tensão, paranóia e medo. Ao longo do disco, Eferim canta (ou chora!) com uma paixão linhas líricas como "Packs of helicopters divide across a crowded side/ What angels did you ride as I staggered at your side." em "Babylon Was Built On Fire", e quando repete até à exaustam "Citizens In Their Homes! And Missiles In Their Holes!". Há medida que a canção evolui, novas vozes são acrescentadas em cada refrão, a sua angústia torna-se palpável, a sua voz quebra-se em ansiedade, criando uma desconfortável mas hipnotizante atmosfera.

A atmosfera sonora é criada pelos ASMZ através de texturas semelhantes aos GYBE!. Mas ao contrário destes, os ASMZ nas suas longas músicas mantêm-se fieis ao conceito canção, não recorrendo a sons de vozes de fundo ou a sons “atmosféricos” durante largos minutos como ficaram conhecidos os GYBE!. Por exemplo, na peça de abertura, “Sow Some Lonesome Corner So Many Flowers Bloom”, inicia com longos minutos de intensa harmonia, que apesar de repetitivos, são agradáveis ao ouvinte; um clímax imediato, quebra a fórmula do pos-rock começo suave – converte-se em som alto. Não existe letra, a banda canta somente escalas elementares de solfejo. A simplicidade das vocalizações indica outro dos factores mais importantes do álbum: um sentido submerso de simplicidade e de ingenuidade que contrapõe a visão negra criada através de dissonâncias.

O disco por diversas vezes recorre a essa simplicidade; a voz clímax de “American Motor Over Smoldered Field”, ou quando Eferim canta a noite mais brilhante que já viu em “Babylon Was Built On Fir”. Contudo, os ASMZ guardam o apogeu para o final do disco, em “Goodbye Desolate Railyard”, onde Menuck murmura memorias sobre o sentimento de perda pela guerra ou sobre tudo aquilo o que o ouvinte sinta no momento, envolvendo o ouvinte numa falsa ideia de final, até que, uma guitarra acústica entra em cena para então todos cantarem em uníssono “Everybody gets a little lost sometimes”, até o som se desvanecer. O sentimento depois destas palavras deixa marcas profundas no ouvinte mas simultaneamente cria uma sensação de conforto após quase uma hora de música emocional. Os ASMZ criaram com este disco a sua assinatura, demarcando-se dos restantes e do seu passado.

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