sexta-feira, maio 15, 2009

Out.Fest 2009


Hoje, pelas 16 e 30, tem início a edição de 2009 do OUT.FEST, com uma actuação do saxofonista Peter Bastien no Terminal Fluvial do Terreiro do Paço, em Lisboa. A entrada é livre, e estão todos convidados a testemunhar esta ocasião que se adivinha histórica. No sábado, dia 16, também com entrada livre e também a partir das 16h30, inaugura o espaço que será a sede do festival até ao final do mês, no rés-do-chão da Escola de Jazz do Barreiro.

Neste espaço estarão patentes exposições dos colectivos Hülülülü e Chili Com Carne, e uma vídeo-instalação da artista plástica Joana Linda. A inauguração do espaço será ainda marcada por uma performance para rádio-amadores e outras ocorrências visuais, da autoria de Ana Baliza e Edmund Cook, numa peça inspirada por e dedicada a John Cage.
Entre outros factos ligados à performance, registe-se que desta fará parte um barco em pleno Tejo, na zona da Avenida da Praia, a bordo do qual estará o fantástico Ricardo Martins, baterista dos Lobster, que, por volta das 18h30 actuará também na sede do festival apresentando o seu novo projecto a solo, R-.
Por fim, será exibido o histórico filme do norte-americano Ira Cohen, “The Invasion of Thunderbolt Pagoda”, uma obra-prima da explosão do psicadelismo e do cinema experimental da década de 60, com uma banda-sonora também ela mítica a cargo de Angus McLise e Tony Conrad, entre outras figuras máximas do underground norte-americano da época.

Do cartaz fazem ainda parte, no dia 22 de Maio, William Basinski, Sei Miguel e Cian Nugent. No dia 23, participarão: Sonic Boom, Whitehouse, Looseres, Ducktails e Tomutonttu.


Para mais informações: Out.Fest

Sem comentários: