segunda-feira, junho 08, 2009

Neil Young - A Estrela do Norte #11

A música folk e a pop, nomadamente, a brit-pop, eram por natureza estilos distintos, e isso era notório nas estações de rádio que, dedicavam a sua programação musical quase exclusivamente a um dos estilos. Contudo, novos territórios começavam a ser explorados, e uma nova folk comercial despontava e ganhava adeptos. Bandas como, Peter, Paul & Mary e New Christy Minstrels, tocavam novas versões de temas de Bob Dylan, como, “Blowin’ in the Wind”; “Don’t Think Twice” e It’s All Right”. Algumas pessoas ligadas ao meio musical aperceberam-se que existia um território por explorar, entre Bob Dylan e os Beatles. Na costa oeste, os Byrds começavam a ocupar esse “território”, lançando as fundações do que viria a ser conhecido como “folk rock”.

Como qualquer banda de covers, os The Squires, abraçavam todos os géneros musicais que estivessem mais berra, tocando temas pop, folk e R&B. Numa actuação na estação de rádio CKRC, a banda apresentou dois novos temas escritos por Young, “I Wonder’”, muito influenciada pelos Beatles, cuja melodia será mais tarde usada em “No Tears”, e, “Ain’t It The Thruth”, cuja influência vem directamente dos blues, ficou no esquecimento durante vinte anos, tendo Young revisitado novamente esse tema. A banda não esqueceu as suas origens, a influência dos Shadows ainda se fazia notar com o tema “Mustang”. Neil, continuava a compor e gravar temas sozinho durante este período, músicas com títulos como: “Cleopatra”, “Be My Girl”, “No” e “High School Playboy”. Young continuava na escola, mas os resultados não eram bons, mostrando um certo aborrecimento pelas actividades escolares. A indolência com que Young encarava a escola, levou o director da escola a aconselhar Neil de que deveria seguir a carreira musical, algo que Young via com bons olhos. Neil tornar-se músico a tempo inteiro.

Os seus sonhos começavam agora a tornar-se realidade e, podia finalmente sair de Winnipeg. Ken Smith e Allan Bates, não puderam seguir nesse desígnio. Ken Koblum e Young recrutaram novos membros, Jeff Wuckert, viria a ser o pianista de serviço e, o baterista Bill Edmunson. Wuckert permaneceu pouco tempo na banda, pois seus pais não permitiram que anda-se em digressão. Os restantes membros partiram para Fort William, onde asseguraram um contrato com o Flamingo Club.

Sem comentários: