sexta-feira, julho 31, 2009

Neil Young - A Estrela do Norte #15

Neil Young conheceu Vicky Taylor, cantora folk, durante uma actuação num bar em Toronto. Vicky gostava de usar a sua sensualidade nas suas actuações, chegando a surgir em público apenas em bikini. Vicky tinha por hábito abrigar várias pessoas no seu apartamento. Eram tempos do “amor livre”, e tudo podia acontecer. Nessa mesma noite, Young pernoitou na casa de Vicky, tendo permanecido por lá durante algum tempo. O relacionamento entre ambos foi crescendo, com base em gostos comuns, nomeadamente na música de Bob Dylan. Vicky comparava o sentido poético de Young com o de Dylan. Stills ficou chocado ao saber que Young tinha voltado à música folk, lamentado a intervenção de Vicky nesse sentido. Stills questionou por diversas vezes se Young estava apaixonado por Vicky Taylor à qual respondeu sempre que sim. Vicky Taylor, por seu turno, afirmou sempre, nunca ter dormido com Young, mas nesses tempos, tudo podia acontecer, não podendo por isso afirmar com muita segurança. Os seus sentimentos por Neil iam mais no sentido de uma forte amizade e cumplicidade, como se tratasse de um irmão. Foi nessa época que Young conheceu Joni Mitchell que também pernoitava na casa de Vicky.

Nesse período de tempo, Bob Dylan editou Highway 61 Revisited, disco que viria a revolucionar todo o mundo da folk. As polémicas em torno desse disco são bem conhecidas, com ataques a Dylan a surgirem de todos os quadrantes. Os mais puristas, nunca mais viram o cantar com os mesmos olhos, e os mais jovens, viriam a conhecer um dos mais importantes compositores americano do século XX. O seu novo som veio revolucionar por completo o mundo da folk, ao transportar as letras “folk” para uma música “rock”. Dylan justifica-se então com o desejo de mudança, e uma ambição de chegar a novos públicos. Na verdade, Dylan, andava preocupado com a crescente conotação da sua música com os movimentos de esquerda, e os recentes assassinatos de Kennedy e de Martin Luther King, conduziram a uma inflexão do seu discurso. Por outro lado, Dylan, encontrava-se frustrado pelo sucesso, e, pelo lucro, que outros artistas obtinham pelas “covers” das suas músicas, algumas das quais chegaram a número um nas tabelas de vendas. O êxito obtido dos Byrds com o tema Mr. Tambourine Man era a prova de que uma música folk se podia converter num tema de cariz pop. A juventude que se identificava com a cultura popular também se revia nas questões mais politizadas e sociais que os músicos folk habitualmente cantavam. Para além disso, Dylan no seu disco, não deixou de lado a sua veia poética, se bem que menos elaborada do que noutros seus trabalhos, as letras continuaram a desempenhar um papel fundamental na estrutura musical.

Young ao ouvir o novo disco de Dylan, percebeu ser esse o caminho a seguir, abraçando novamente o folk rock. Juntamente com Ken Koblun e o guitarrista Jim Ackroyd voltaram à estrada para realizarem um concerto no Four To Go’s, que por sinal não deixou ninguém impressionado. Young passou a viagem a compor novos temas, à luz dos novos caminhos propostos por Dylan. A carreira dos três músicos encontrava-se num impasse, sem grandes perspectivas de sucesso no Canadá. Neil sugeriu mudarem-se para Nova Iorque, de onde tinha tido um convite para efectuar uma audição como solista para a editora folk Elektra Records.

2 comentários:

Spark disse...

Jorge é para te dar os parabéns pela prestação do teu Blog no Cotonete! ;)
É merecido!!

Um grande abraço

Jorge Costa disse...

Obrigado Spark!