domingo, outubro 25, 2009

Ummagumma dos Pink Floyd faz 40 anos

O ano de 1969 foi prolífico para os Pink Floyd, tendo lançado dois álbuns; a banda sonora do filme de Barbet Schroeder e Ummagumma. Os Pink Floyd encontravam-se ainda em fase de procura de um rumo sonoro após a saída de Syd Barrett. More alcançou um relativo sucesso na Europa, mostrando uma faceta nova da banda, mais folk e acústico. Após a saída desse álbum, a banda começou a preparação do seu novo disco que se viria a chamar Ummagumma, que na gíria de Cambridge significa relação sexual. Dificilmente se poderá designar este disco com um disco normal da banda, pois ele é constituído por duas partes, uma ao vivo e a segunda de estúdio, constituído por temas compostos individualmente por cada elemento da formação. Segundo se consta a ideia partiu do teclista Richard Wright. O disco ao vivo foi gravado nos concertos em The Mother’s Club in Birmingham, no dia 27 de Abril e no Manchester College of Commerce, no dia 2 de Maio de 69. Curiosamente, nos créditos, constam que foram gravados no mês de Junho, que não corresponde à realidade. Interstellar Overdrive fazia parte dos planos de edição, mas não chegou a ser editada. Dois motivos são apontados: direitos de autor, uma vez que o tema foi composto por Syd Barrett, o que não deixa de ser estranho, uma vez que Astronomy Domine, igualmente composto por ele fez parte da edição; o outro, e mais provável, uma má qualidade de gravação tendo sido dada a alguns amigos, nomeadamente a John Peel. Careful With That Axe Eugene era um tema original, que mais tarde foi reutilizado na banda sonora de Zabriskie Point, de Antonioni, tendo surgido igualmente, numa versão de estúdio, em Relics, uma colectânea editada em 71. Os outros dois temas são A Saucerful Of Secrets e Set the Controls For The Heart of The Sun, ambas dos suegundo álbum de originais da banda. Os Pink Floyd monstravam finalmente em disco porque eram uma das melhores bandas em concerto nos anos sessenta.

O disco de estúdio foi produzido por Norman Smith, e na opinião de David Gilmour, foi mal gravado, tendo a banda inclusive pensado em refazer a gravação. A ideia consistia na realização de experiencias individuais, tendo cada membro a responsabilidade de compor um tema. Sysyphus, da autoria de Richard Wright marca o início da viagem pelo experimentalismo sonoro, onde o teclista aproveita para desenvolver uma estrutura musical complexa e orquestral em camadas sonoras. A Roger Waters coube o segundo tema, que dividiu em dois. Grantchester meadows, um tema folk pastoril, denota características de More, para depois instalar a confusão sensorial com a muito humorística (bem ao género do sentido de humor apurado de Waters), Several Species of Small Furry Animals Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict. Durante muitos anos, este tema deteve o recorde de a música com o título mais longo. Waters desenvolve as suas experiencias com a manipulação sonora, conseguindo algo original para a produção musical. O tema parece um longo discurso de Hitler aos insectos, mas pelo meio encontra-se uma frase de Gilmour que diz: “This is pretty avant gard, isn’t it?” Para ouvir tal mensagem é necessário por o disco a rodar a metade da velocidade. Confesso que nunca me dei ao trabalho de realizar tal experiência. O tema de Gilmour, é por sinal o menos interessante dos quatro, o que faz jus à sua inexperiência à época de compor música. The Narrow Way tem igualmente duas partes, a primeira mais folk e a segunda mais eléctrica. Nick Mason, que por sinal também nunca foi grande compositor, apresentou em The Grand Vizier’s Garden Party, manipulações electrónicas e percussão, com algumas partes de flauta pelo meio.

O design da capa foi mais uma vez entregue à equipa de Storm Thorgerson, sendo constituída por quatro fotografias, uma dentro da outra, estando em cada uma delas, um dos músicos sentado num banco enquanto os outros elementos faziam poses diferentes ao fundo. Na versão europeia surge igualmente a capa da banda sonora do filme Gigi, de 1958, com a actriz Leslie Caron, mas que foi retirada da versão norte-americana devido a problemas de direitos de autor. A fotografia da contra capa foi tirada em Biggin Hill, em Kent, e para além do equipamento da banda e de dois roadies, Pete Watts e Alan Stiles, sim, o Alan que surge em Alan’s Psychedelic Breakfast.

Ummagumma foi acusado de ser um objecto pretensioso, demonstrando uma ambição exagerada, não mostrando uma coerência nem um caminho a seguir. Acho que nunca esteve na mente dos Floyd nesses tempos, seguir um caminho único, preferindo realizar novas experiências a cada novo trabalho. Foi assim até ao Dark Side of the Moon. Depois, é a história que já todos conhecemos…


Ponto de escuta:
Several Species of Small Furry Animals Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict


Careful With That Axe Eugene

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