terça-feira, outubro 20, 2009

The Wall, 30 anos depois

O disco The Wall de Roger Waters, quero dizer, dos Pink Floyd, irá fazer 30 anos no próximo dia 30 de Novembro. Nos próximos dias irei escrever alguns artigos sobre este disco. Mas não se preocupem porque não vão ser muitos. Afinal de contas, este nem é um dos trabalhos dos Floyd que mais aprecio. No entanto, este disco é um dos trabalhos mais importantes na cultura popular dos últimos anos. The Wall é um trabalho de excessos, desde a grandiosidade da produção, dos concertos que foram realizados, passando pela produção de um filme, e até pelos meios publicitários envolvidos, tornaram este álbum, um dos mais marcantes da história musical mundial. The Wall elevou o conceito de “espectáculo” a nível nunca antes visto, e sinceramente, nunca mais alcançado. Mas o ponto fulcral do álbum é sem duvida a história que ele conta. A paranóia, o medo, o isolamento, a loucura e a politica. Nunca nenhum disco até então abordara a politica de forma tão veemente como o The Wall. Curiosamente, o muro de Berlim caiu passados dez anos da edição do The Wall, no dia 9 de Novembro.

Roger Waters, comemorou a queda do muro em Berlim, num grandioso espectáculo transmitido em directo para todo o mundo. Este ano, irá realizar-se na Republica Checa, uma recriação do concerto, com a aprovação de Waters, mas sem a presença de elementos dos Floyd.

Waters ficará na história como o músico que construiu e derrubou muros, e também pelo seu activismo (discreto) político e social. Na sua primeira viagem a Israel não perdeu a oportunidade de graffitar o muro que divide Israel e a Cisjordânia, tendo sido instaurado um processo judicial. Alguns anos mais tarde foi convidado a ser o narrador de um pequeno documentário sobre esse muro, Walled Horizons. O muro tem mais de 400 quilómetros e foi condenado pelo Tribunal Penal Internacional das Nações Unidas, mas tudo continua na mesma. Infelizmente este não é o único muro existente no mundo: o de Nicósia, na ilha dividida por cipriotas turcos e gregos, o de Belfast, um no Rio de Janeiro para separar um condomínio de luxo de uma favela, o muro (apoiado por Obama), entre os EUA e o México a propósito da imigração ilegal.


Documentário Walled Horizons
Parte 1


Parte 2

Sem comentários: