quinta-feira, novembro 05, 2009

História da música electrónica, concreta e experimental #1

O título é um pouco pretensioso, tendo em conta que pretendo fazer uma resenha destes diferentes conceitos musicais, instrumentos e dos artistas mais significativos da história musical. Tentarei apresentar uma introdução histórica e os criadores musicais ilustrado com músicas representativas da evolução destes conceitos musicais. Em muitos casos os diferentes conceitos encontram-se associados e interligados, sendo difícil destrinçar e de atribuir uma categoria especifica a cada compositor. Também é bem verdade que, pelo menos em teoria, podemos classificar como experimental a generalidade de estilos musicais. Não vou desenvolver muito essa questão por não achar relevante neste momento. A música dita electrónica, bem como a concreta, é experimental, tal como a dita musica experimental pode ser enquadrada noutro género musical.

A música electrónica é um termo normalmente usado para a música criada com equipamento electrónico. Todos os sons produzidos através de sinais pode ser apelidada de electrónica, e esse termo é em muitos casos usado de essa forma. Existe uma enorme discussão sobre esse conceito, uma vez que é usual a utilização de equipamento amplificador, mesmo em instrumentos acústicos. Assim sendo, géneros como a folk ou jazz (só para exemplificar), podem assim ser considerados como electrónica. No entanto, o termo “electrónico” tem sido usado, tanto por uma questão de marketing quer por questões de simples estratificação de conceitos, como sendo música criada maioritariamente criada por componentes electrónicos, como sintetizadores, samplers, computadores, etc.. Teoricamente, a música pode incluir outros tipos de instrumentos.

Curiosamente, o aparelho que é considerado como sendo o primeiro instrumento musical electrónico é o Teleharmonium ou, Telharmonium, desenvolvido por Thaddeus Cahill em 1897. Esse instrumento tinha um pequeno inconveniente (pelo menos…), pesava cerca de 7 toneladas, na sua primeira versão, e mais de 200 (!) na última. Seguramente, não deveria ser muito prático para transportar… O primeiro instrumento electrónico transportável e prático de usar, foi o Theremin, inventado pelo professor Leon Theremin, em meados de 1920. Um outro instrumento, o Ondes Martenot, foi usado na Turangalila Symphony por Olivier Messiaen.

Sem comentários: