terça-feira, janeiro 12, 2010

História da música electrónica, concreta e experimental #5

Antes da utilização da electricidade, o homem inventou e desenvolveu instrumentos mecânicos para criar sons. Os primeiros instrumentos que podem ser classificados como proto-sintetizadores remontam à época grega. Os instrumentos que seguidamente serão apresentados apontam, de forma sumária, os aspectos mais significativos que conduziram à criação do sintetizador actual.

No 3º século antes de Cristo, Ktesibios, um engenheiro grego inventou o Hydraulos, na tentativa de resolver a velha questão de como pode um único instrumentista tocar vários instrumentos em simultâneo. O Hydraulos é basicamente uma câmara de água dentro de uma banheira com água ligada com uma bomba de mão. A pressão era regulada pelo pessoa da própria água. Diversas alavancas mecânicas ou interruptores enviam o ar por tubos diferentes. O órgão de tubos moderno funciona basicamente da mesma forma. (Na imagem)

O “hurdy-gurdy”, que pode ser traduzido para português como sanfona, funciona através de uma manivela que ao ser movida, as rodas em movimento são “esfregadas” em cordas e assim são criados os sons tipo “drone”. Este instrumento surgiu nos inícios do século XV da nossa era e pode ser considerado como um parente dos sequenciadores actuais.

Blaise Pascal, com 21 anos, em 1641, desenvolveu uma máquina de calcular muito similar aos desenhos encontrados (em 1997) em velhos manuscritos de Leonardo Da Vinci. Apesar de essas máquinas de calcular não produzirem música, elas são precursoras do computador moderno e, assim, sintetizadores digitais.

Em 1644, Lever criou o The Invention Nouvelle, que era basicamente, um motor hidráulico que produzia sons musicais.

Jean-Baptiste de Laborde inventou em 1759 o cravo eléctrico, o Clavecin Electrique, tendo sido construído (em 1761) por Abbe Delaborde em Paris, França. Este é um dos primeiros instrumentos electrónicos documentados, sendo baseado num cravo curto, carregado com electricidade estática que activavam sinos. (Na imagem)

O Panharmonicon, de 1761, era um instrumento de teclado mecânico que permitia tocar de forma automatizada flautas, clarinetes, trompetes, violinos, violoncelos, bateria, pratos, triângulo e outros instrumentos (armas?). Foi inventado por Johann Maelzel que conseguiu convencer Ludwig Van Beethoven a compor para esse instrumento. Beethoven escreveu: "Vitória de Wellington" e começou a escrever a sinfonia batalha "The Battle of Victoria" para o panharmonicon, mas brigas entre ele e Maelzel levaram-no a mudar de ideias. Embora o panharmonicon era mecânico e não elétrico, o espírito da invenção reside em instrumentos de síntese de hoje.
O Piano Electromecânico foi desenvolvido por Hipps (primeiro nome desconhecido), que foi director da fábrica de telégrafo em Neuchatel, Suíça. Basicamente eram utilizados pequenos geradores eléctricos que produzem sons. Esses geradores, ou dínamos, foram mais tarde também utilizados no Dynamophone de Thaddeus Cahill (também conhecido como o Telharmonium).

Alexander Graham Bell, em 1876, inventou uma maneira de transmitir a voz sobre um fio telegráfico, o telefone. Elisha Gray (também um inventor de um telefone, mas que registou a patente mais tarde do que Bell) inventou o Electroharmonic (ou o Telegrafo Electromusical), sendo um teclado simples com osciladores para cada tecla. Gray descobriu que poderia criar uma auto-vibração circuito electromagnético, basicamente um oscilador de frequência única. Assim, podia transmitir música através de uma linha telefónica. Mais tarde, construiu um alto-falante simples para tornar os sons audíveis, sem uma linha telefónica. Este instrumento cria tons musicais transmitidos através de fios. Alexander Bell desenvolveu um instrumento semelhante apelidado Harpa Eléctrica.

O Fonógrafo foi inventado por Thomas Edison. Este dispositivo primitivo utilizava uma membrana com uma agulha acoplada para gravar o som em um cilindro de cera. Os cilindros não duravam muito tempo, mas Edison pensou que este dispositivo poderia ser usado para as empresas. Com o mesmo conceito mas utilizando um sistema cilíndrico ou um sistema de disco, foi simultaneamente desenvolvido e patenteado por Emile Berliner.

Sem comentários: