quarta-feira, fevereiro 10, 2010

História da música electrónica, concreta e experimental #7

O Choralcelo ("Heavenly Voices") é um instrumento híbrido que combina um instrumento electrónico com um electro-acústico, concebido como uma espécie de órgão caseiro. O Choralcelo foi projectado e desenvolvido por Melvin Severy, nascido em 1863, em Melrose, Mass, Califórnia, e morreu em 1951) com o apoio de seu cunhado George B. Sinclair e fabricado pela "Choralcelo Manufacturing Co", em Boston. Severy era um inventor versátil, engenheiro, músico e compositor. Antes da invenção do Choralcelo, Severy já tinha patenteado máquinas de impressão, sistemas de aquecimento solar, difusores de fluidos, entre outras.

O Choralcelo foi desenvolvido por Severy entre 1888 e 1909, quando foi apresentado pela primeira vez ao público em Boston, Massachussets A empresa foi adquirida em 1918 pela Farrington. C. Donahue & A. Hoffman (em alguns relatórios reivindicava ser o inventor do instrumento). Pelo menos seis dos instrumentos foram vendidos e continuou a ser utilizado até 1950. Destes, dois ainda existem, encontrando-se nos Estados Unidos da América.

O Choralcelo é contemporâneo do Telharmonium, embora não tão grande, ainda assim era um instrumento de tamanho considerável, utilizava uma tone wheel electromagnética semelhante à do Telharmonium, bem como um conjunto de piano de cordas operados electromagneticamente. O Choralcelo é constituído por dois teclados, o piano (superior) com um teclado de 64 teclas e o menor de 88 (piano e 'órgão'), que controlava (em modelos posteriores) 88 tone wheel’s e um conjunto de cordas de piano accionadas por electroímanes e um conjunto de martelos que poderiam desempenhar as cordas do piano de forma normal. Os teclados também tinham um conjunto de órgãos “stop” para controlar o timbre e os tons que poderiam passar através de cartão, de madeira, de fibra longa, de vidro, ou de aço. O Choralcelo também incorporou uma pianola de estilo mecânico de rolo de papel para utilizar sons pré gravados e um sistema de pedaleira de 32 notas. A máquina inteira poderia ocupar dois subsolos de uma casa, os teclados e 'colunas' eram a única parte visível do instrumento.

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