sexta-feira, fevereiro 19, 2010

História da música electrónica, concreta e experimental #8

Lee De Forest nasceu a 26 de Agosto de 1873, em Council Bluffs, Iowa. Morreu a 30 de Junho de 1961. Auto-intitulava-se "Pai do Rádio" (o título de sua autobiografia de 1950), inventor e detentor de mais de 300 patentes, inventou a "válvula Audion 'em 1906 – muito mais sensível do que a válvula diodo de John A. Fleming' s. A aplicação imediata da válvula tríodo De Forest estava na tecnologia de rádio emergente, tendo sido um promotor tenaz. De Forest também descobriu que a válvula era capaz de criar sons audíveis usando o “heterodyning/ beat”, uma técnica de frequência, ou seja, uma forma de criar sons através da combinação de dois sinais de alta frequência para criar uma composição de menor frequência dentro da faixa audível.
De Forest criou o “Audion Piano", o primeiro instrumento de vácuo, em 1915. Ao criar o Audion Piano, De Forest tinha estabelecido o modelo para instrumentos electrónicos dos próximos cinquenta anos, até o surgimento da tecnologia transístor. O Audion Piano é um instrumento de teclado simples. Foi o primeiro instrumento a usar uma frequência “beat” ou "heterodyning", sistema oscilador e também o primeiro a ter a capacidade de controle de afinação e de timbre (O efeito “heterodyning” mais tarde foi muito explorada pelo Termen Leon Theremin com sua série de instrumentos e do Ondes Martenot de Maurice Martenot, entre outros.). O Audion Piano tinha uma única válvula tríodo por oitava que era controlada por um conjunto de teclas que permitam uma nota monofónica para ser tocada por oitava. A saída de som era enviada para um conjunto de altifalantes que poderiam ser colocado em torno de um quarto para dar ao som um efeito tridimensional.

De Forest planeava uma versão melhorada do instrumento, com válvulas separadas por tecla permitindo polifonia completa. Não se sabe no entanto se este instrumento foi construído.
De Forest, promotor incansável, demonstrou o seu instrumento electrónico na área de Nova York em eventos públicos e em espectáculos de angariação de fundos para desenvolver a sua tecnologia de rádio. Estes eventos foram, muitas vezes criticados e ridicularizados pelos seus pares que conduziu a um famoso julgamento onde De Forest foi acusado de induzir o público para obtenção de dinheiro.

De Forest também colaborou com um céptico Thadeus Cahill na transmissão dos primeiros concertos do Telharmonium, usando transmissores de rádio, em 1907. Cahill insistia na utilização da rede de fio de telefone para transmitir a sua música electrónica, tendo sido um importante factor no desaparecimento do Telharmonium.

1 comentário:

franciscarlos ramalho disse...

muito bom , esse texto é mesmo esclarecedor !!!