quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Neil Young - A Estrela do Norte #21

De seguida, a banda prepara-se para gravar o seu primeiro single. Apesar da falta de experiência em estúdio, gravam dois temas, Go and Say Goodbye, de Stills, que aborda o tema de como os rapazes devem acabar uma relação com ética, um tema ingénuo mas que revela já alguma apetência de Stills para a escrita; e para o lado B, Young escreveu Nowadays Clancy Can’t Even Sing, uma mistura de sentimentos pessoais com fragmentos da vida de um amigo de infância, um jovem que sofria de esclerose múltipla. Este tema revela uma profunda alteração do conteúdo, não dos escritos por Young, bem como dos assuntos abordados na música pop.

Devido à qualidade do tema de Young, a generalidade dos distribuidores discográficos, a Atlantic Records resolveu promover esse tema para o lado A em detrimento do tema de Stills. Apesar de ser uma boa escolha em termos estéticos e de qualidade musical, era uma má opção em termos de vendas. O tema foi banido em algumas estações de rádio, pelo facto de usar a palavra “damn”. Para além disso, as estações queixavam-se de que o título da canção era demasiado longo e questionavam-se porque razão o primeiro tema de uma banda desconhecida excedia os três minutos de duração.

Os resultados das vendas do disco ficaram aquém das expectativas e o péssimo negócio que a banda fez com os promotores Charlie Greene e Brian Stone resultaram numa degradação da relação pessoal dos membros da banda, cuja luta de egos veio acentuar a situação. As condições de vida da banda pioravam de dia para dia. Todo o dinheiro que a banda realizava ia parar aos bolsos dos promotores. Young vivia em motéis baratos da zona de Hollywood, e o seu aspecto “desleixado”, nomeadamente o facto de usar cabelo comprido, era um chamariz para a polícia, que frequentemente o prendia e agredia. A situação era na verdade mais grave, uma vez que não possuía licença de trabalho no país.

Ponto de escuta:
Nowadays Clancy Can’t Even Sing



Who's that stomping
all over my face?
Where's that silhouette
I'm trying to trace?
Who's putting sponge
in the bells I once rung
And taking my gypsy
before she's begun
To singing the meaning
of what's in my mind
Before I can take home
what's rightfully mine.
Joinin' and listenin'
and talkin' in rhymes
Stoppin' the feeling
to wait for the times.

Who's saying baby,
that don't mean a thing,
'Cause nowadays Clancy
can't even sing.

And who's all hung-up
on that happiness thing?
Who's trying to tune
all the bells that he rings?
And who's in the corner
and down on the floor
With pencil and paper
just counting the score?
And who's trying to act
like he's just in between?
The line isn't black,
if you know that it's green.
Don't bother looking,
you're too blind to see
Who's coming on
like he wanted to be.

Who's saying baby,
that don't mean a thing,
'Cause nowadays
Clancy can't even sing.

And who's coming home
on the old nine-to-five?
Who's got the feeling
that he came alive,
Though havin' it,
sharin' it
ain't quite the same
It ain't no gold nugget,
you can't lay a claim
Who's seeing eyes
through the crack
in the floor
There it is baby,
don't you worry no more
Who should be sleepin',
but is writing this song
Wishin' and a-hopin'
he weren't so damned wrong.

Who's saying baby,
that don't mean a thing,
'Cause nowadays Clancy
can't even sing.

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