Theremin (1917)
Os princípios da frequência dos osciladores “heterodyning" foi descoberto por acaso nas primeiras décadas do século XX, pelos engenheiros de rádio quando realizavam experiências com tubos de vácuo. O “heterodyning”, nome pelo qual é normalmente designada essa frequência, é criado por duas ondas de rádio de alta frequência de som similar, mas que no entanto, quando combinadas com diferentes variações, criam uma frequência menor e audível, sendo igual à diferença entre as duas primeiras frequências (aproximadamente entre 20 Hz e 20.000 Hz). O potencial musical deste efeito foi observado e registado por vários engenheiros e criadores, dos quais se destacam Maurice Martenot, Nikolay Obukhov, Givelet Armand e Lev Sergeivitch Termen, violoncelista russo e engenheiro electrónico.
Um dos problemas da utilização do efeito “heterodyning” para fins musicais, é que quando o corpo humano se aproxima perto dos tubos de vácuo, a capacitância do corpo causa variações na frequência sonora. Termen durante as suas experiências, percebeu que ao invés de a capacitância do corpo ser um problema, ela poderia ser utilizada como um mecanismo de controle de um instrumento libertando o executor do teclado.
A primeira máquina construída por Termen, foi construída na URSS, em 1917, foi
baptizada com o seu nome, (sendo referenciado normalmente na língua inglesa como Theremin), ou o Aetherophone, ou seja, o som do éter. Foi o primeiro instrumento com capacidade de explorar as potencialidades do efeito “heterodyning”. O instrumento original utilizava um pedal para controlar o volume e um mecanismo mecânico para alterar o som. A partir deste protótipo, Termen evoluiu o seu aparelho de modo a poder comercializa-lo. Em 1920 apresentou um aparelho evoluído e portátil, semelhante a uma caixa de um comum gramofone, mas com quatro pernas, uma antena e uma vara metálica. O instrumento era tocado pelo movimento das mãos ao redor da vara e da antena metálica. O som produzido era basicamente um tom contínuo monofónico modulado pelo executor. O timbre era semelhante ao do som das cordas de um violino. Esse som era produzido basicamente pelo resultado da combinação do efeito “heterodyning” e de dois osciladores de rádio-frequência. Uma das frequências era fixa nos 170.000 Hz, sendo a outra variável entre os 168.000 e os 170.000 Hz. A frequência do segundo oscilador era determinada pela proximidade da mão do músico à antena. A diferença das frequências fixas e variáveis, resulta numa frequência audível que varia entre os 0 e os 2.000 Hz.
Nos modelos seguintes, Termen juntou um amplificador e um altifalante de grandes dimensões. Este novo modelo foi apresentado pela primeira vez ao público na Feira Industrial de Moscovo em 1920, tendo Lenin presenciado a demonstração, tendo mesmo encomendado 600 modelos para fazer exibições por todo o país.
Em 1927, Termen deixou a União Soviética, tendo-se ixilado nos Estados Unidos da América. No ano seguinte, foi-lhe concedida uma patente para o seu invento, tendo iniciado a sua comercialização e distribuição por intermédio da RCA durante a década de 30. Robert Moog efectuou algumas alterações no aparelho, tendo-lhe introduzido transístores.
O osciloscópio tornou-se um dos meios mais comuns de produção de sons electrónicos até ao advento do transístor em 1960. Devido às suas reduzidas dimensões, o aparelho de Termen conheceu uma grande divulgação, sendo usual encontrar este instrumento nas casas americanas. O Theremin foi amplamente usado nas bandas sonoras de filmes americanos na década de 40 e 50, bem como na indústria musical até aos anos 60. Termen continuou a desenvolver a sua ideia tendo criado diversas variações do seu instrumento, como o Terpsitone, o Rhythmicon e o Electronic Cello.
Os princípios da frequência dos osciladores “heterodyning" foi descoberto por acaso nas primeiras décadas do século XX, pelos engenheiros de rádio quando realizavam experiências com tubos de vácuo. O “heterodyning”, nome pelo qual é normalmente designada essa frequência, é criado por duas ondas de rádio de alta frequência de som similar, mas que no entanto, quando combinadas com diferentes variações, criam uma frequência menor e audível, sendo igual à diferença entre as duas primeiras frequências (aproximadamente entre 20 Hz e 20.000 Hz). O potencial musical deste efeito foi observado e registado por vários engenheiros e criadores, dos quais se destacam Maurice Martenot, Nikolay Obukhov, Givelet Armand e Lev Sergeivitch Termen, violoncelista russo e engenheiro electrónico.
Um dos problemas da utilização do efeito “heterodyning” para fins musicais, é que quando o corpo humano se aproxima perto dos tubos de vácuo, a capacitância do corpo causa variações na frequência sonora. Termen durante as suas experiências, percebeu que ao invés de a capacitância do corpo ser um problema, ela poderia ser utilizada como um mecanismo de controle de um instrumento libertando o executor do teclado.
A primeira máquina construída por Termen, foi construída na URSS, em 1917, foi

Nos modelos seguintes, Termen juntou um amplificador e um altifalante de grandes dimensões. Este novo modelo foi apresentado pela primeira vez ao público na Feira Industrial de Moscovo em 1920, tendo Lenin presenciado a demonstração, tendo mesmo encomendado 600 modelos para fazer exibições por todo o país.
Em 1927, Termen deixou a União Soviética, tendo-se ixilado nos Estados Unidos da América. No ano seguinte, foi-lhe concedida uma patente para o seu invento, tendo iniciado a sua comercialização e distribuição por intermédio da RCA durante a década de 30. Robert Moog efectuou algumas alterações no aparelho, tendo-lhe introduzido transístores.
O osciloscópio tornou-se um dos meios mais comuns de produção de sons electrónicos até ao advento do transístor em 1960. Devido às suas reduzidas dimensões, o aparelho de Termen conheceu uma grande divulgação, sendo usual encontrar este instrumento nas casas americanas. O Theremin foi amplamente usado nas bandas sonoras de filmes americanos na década de 40 e 50, bem como na indústria musical até aos anos 60. Termen continuou a desenvolver a sua ideia tendo criado diversas variações do seu instrumento, como o Terpsitone, o Rhythmicon e o Electronic Cello.
Lev Termen a tocar o seu invento
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