A gama de instrumentos electrónicos Sphäraphon foi desenvolvida pelo músico alemão Jörg Mager, especificamente para a criação de música micro tonal. O primeiro instrumento, o Electrophon, foi construído em conjunto com a empresa de componentes electrónicos, Lorenz, e era baseado no heterodyning. O Electrophon era controlado por uma pega que o instrumentista movia através de marcador semi-circular, que permitia criar um efeito “glissando” continuo. O Electrophon não possuía um teclado manual.O Kurbelsphäraphon resulta do aperfeiçoamento do Electrophon, graças à aplicação de filtros para melhorar o timbre com o objectivo de evitar o efeito “glissando” continuo. O novo instrumento possuía duas pegas de ajuste seleccionável que eram usados em simultâneo com um pedal duplo de pé para controlar o volume. O Kurbelsphäraphon
foi concluído em 1923 e apresentado em 26 no Festival de Donaueschingen. O compositor russo Georgy Rimsky-Korsakov, compôs peças para este instrumento.
Jörg Mager continuou a desenvolver o seu instrumento e em 28 criou o Klaviatursphäraphon, ou Sphaerophon, como também é conhecido. Com o apoio de oskar Vierling, Mager substituiu os cabos de controlo do Klubelsphäraphon e introduziu um teclado monofónico, tendo umas teclas mais curtas para permitir que o instrumentista pudesse tocar vários teclados em simultâneo, produzindo assim um som duo fónico.
O Partiturophon foi o quarto instrumento criado por Mager em 1930, sendo uma ampliação do anterior Klaviatursphäraphon, que permitia ao instrumentista tocar quatro, ou mesmo cinco, vozes ao mesmo tempo, uma por cada teclado.
O Kaleidophon foi concluído em 1939 e, embora a sua história não esteja documentada, é descrito como um instrumento electrónico monofónico com misturas de tom "caleidoscópicas". O instrumento foi construído sob influência de Arnold Schoenberg e Ferrucio Busoni e suas idéias tonais.
Os instrumentos de Mager foram amplamente utilizados principalmente em produções teatrais na Alemanha, e nenhum sobreviveu a segunda guerra mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário