
O Staccatone foi projectado pelo jornalista e ensaísta Hugo Gernsback, em 1923, sendo a sua primeira tentativa de construir um instrumento electrónico polifónico. O Staccatone utilizava a tecnologia rádio usando uma série de osciladores LC para produzir uma nota com tonalidade aguda.
Em 1926, Gernsback desenvolveu o seu instrumento tendo criado com ajuda de Clyde Finch o Pianorad, na Radio News Laboratories, em Nova York. O Pianorad tinha 25 osciladores LC para cada nota do teclado de duas oitavas, dando ao instrumento uma polifonia completa. Cada um dos seus 25 osciladores tinha um alto-falante independente. O Pianord foi mostrado ao público pela primeira vez em 12 de Junho de 1926 na estação de rádio WRNY em Nova York, realizado por Ralph Christman.
Hugo Gernsback nasceu a 16 de Agosto de 1884, no Luxemburgo, tendo sido edit

or, escritor de ficção científica e inventor. Em 1905 imigrou para os E.U.A. para tentar comercializar uma pilha de sua invenção, e que ninguém no Luxemburgo queria comprar. Em 1908 editou a revista Modern electrics, que viria mais tarde a ter o nome Amazing Stories, sendo a primeira revista dedicada à ficção científica. Gernsback inventou nos anos 20 o termo “ficção científica”. Nas suas revistas, Gernsback deu a oportunidade de vários escritores publicarem os seus contos, como por exemplo Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Robert A. Heinlein. Gernsback morreu em Nova York a 19 de Agosto de 1967.
Sem comentários:
Enviar um comentário