terça-feira, junho 02, 2009

Alamaailman Vasarat - Huuro Kolkko

Os finlandeses Alamaailman Vasarat são conhecidos pela sua música folk progressiva, com acordeões, violinos, violoncelos com som distorcido e um sentido de humor muito peculiar. Aliás, a primeira actuação da banda em Portugal, e que tive o grato privilégio de assistir, foi no festival de música progressiva Gouveia Art Rock. No ano seguinte encantaram os espectadores na avenida junto ao mar em Sines no Festival de Músicas do Mundo. Este ano voltarão a actuar em Sines, desta vez no castelo. Chegados ao quarto disco, coloca-se a questão de o seu som ainda conseguir surpreender alguém.
Huuro Kolkko é um álbum conceptual, inspirado Huuri kokko, um explorador finlandês dos inícios de 1900. Um admirador dos Vasarat e familiar do explorador, Richard Kolkko, herdou uma colecção de fotografias, insectos e notas relativas às explorações do seu antepassado. Richard resolveu mostrar essas relíquias aos Vasarat com o intuito de musicar as viagens e os mundos vistos por Huuro.


Hurro Kolkko nunca foi reconhecido pelos seus colegas cientistas apesar de ter percorrido diversos continentes sem ter tido nunca um patrono que subsidiasse as suas pesquisas. Durante as suas viagens, realizou estudos das culturas locais, desenhou mapas de áreas nunca antes exploradas e recolheu insectos, flora e fauna. Alguns jornais mencionaram que Huuro terá encontrado algumas ilhas desconhecidas ou mesmo um pequeno continente. Seja verdade ou não, dá uma boa história. Os Alamaailman Vasarat em 2000, no seu álbum de estreia, tinham imaginado um continente novo, de seu nome Vassarasia, por isso a ideia não era nada estranha ao universo dos finlandeses.


Quanto à música. Bem, ela continua numa progressão de distorção, equilibrada, cativante e surreal. O som permanece pouco convencional ao juntar influências da música tradicional finlandesa com as sonoridades dos Balcãs e trash metal. Infelizmente, esse som já não é novidade para quem conhece os Vasarat, tendo pouco a acrescentar ao seu universo musical. Não se entenda com estas palavras, que o disco não tem qualidades intrínsecas. É ainda um prazer ouvir de forma repetida este Huuro Kolkko, porque mais não seja, ele tem a capacidade de nos transportar para uma outra dimensão, irreal e fantasiosa, que é simultaneamente fantástica. E os ouvidos agradecem esta sonoridade…
Video: Kivitetty Saatana





Ponto de escuta:
Liskopallo
Luonto tuli lähelle
Myspace: Alamaailaman Vasarat

Sem comentários: