quinta-feira, março 11, 2010

Neil Young - A Estrela do Norte #23

Desconcertante era a relação entre Young e Stills, principalmente após a assinatura do novo contrato. Por essa altura, a banda criou a Springalo Toones, que seria a empresa responsável pela gerência de tudo o que dizia respeito à formação. Entretanto, Greene e Stone, criaram a Teen East, tendo ficado acordado que o catálogo da banda seria distribuído por ambas as empresas, juntamente com a Atlantic’s Cotillion. Isso obrigou-os a pertencer ao sindicato representativo dos músicos, que na altura ainda obrigava a nomeação de um líder que representaria a banda. Este sistema arcaico é originário do tempo da formação das big band’s. O líder formal das bandas tinha assim direito a receber mais dinheiro, normalmente o dobro do que os restantes membros, sem ter mais trabalho e responsabilidades. Stills e Young não atribuíram muita importância à questão dos honorários, no entanto, quanto à questão do papel de liderança, a conversa já era outra.

Stills assumiu o papel de líder e depressa se apercebeu que quantas mais músicas assina-se, mais dinheiro receberia. Aí os problemas começaram realmente. Foi com este espírito competitivo, que a banda entrou em estúdio para gravar o primeiro longa duração. Neil tentava impor a todo o custo a sua influência. Steve, que sempre ambicionava ser considerado o guitarrista principal, via-se relegado para segundo plano pela forma de actuação de Young. Simultaneamente, Neil, tentava exercer a sua influência para ser o vocalista principal, afirmando que ninguém conseguia cantar os temas que compunha. Richie Furay, que era formalmente considerado o vocalista principal via o seu ego em baixo com toda esta situação.

Stills e Young estabeleceram um acordo sobre a divisão dos temas no futuro disco. Assim, cada um ficaria com os créditos de metade das composições impressas no disco. Richie Furay compôs diversas músicas, que no entanto não viram a luz do dia. Furay preferiu não se intrometer na luta de poder, ficando satisfeito com a oferta de Young, de que seria o cantor principal nos temas compostos pelo canadiano. A excepção foi o tema de “Burned”, que Young fez questão de cantar. No entanto, o tema de maior sucesso, seria “Sit Down I Think I Love You", composto por Stills. Esse tema viria a ser eleito pela revista Mojo Men como uma das melhores músicas do ano.

Ponto de escuta:
Burned


Sit Down I Think I Love You

Sem comentários: