segunda-feira, maio 10, 2010

História da música electrónica, concreta e experimental #14

Para quem pensa que os festivais dedicados à música electrónica é algo somente dos nossos dias, está profundamente enganado. Numa primeira abordagem irei mencionar apenas os festivais mais relevantes pré Segunda Guerra Mundial.

Em1906, o tenente-coronel William Orde, de Nunnykirk, fundou o festival de música de Wansbeck (Grã-Bretanha) e tinha como objectivo realizar competições entre diversas escolas. No primeiro festival participaram cinco escolas. Até à Primeira Grande Guerra, o festival tinha a duração de dois dias mas o número de escolas participantes aumentou de forma gradual. Durante a Segunda Guerra, o festival foi suspenso, tendo sido retomado logo em 46. No ano de 55, o festival já tinha quatro dias de duração.

Durante a primeira Guerra Mundial (1917) foi fundado o Portsmouth Music Festival, tinha como objectivo principal melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Portsmouth. Devido à falta de verbas, o festival não se realizou durante vários anos. Após a Segunda Guerra, o festival renasceu, e ainda hoje se realiza, voltado para músicos amadores que ai apresenta as suas músicas. O festival é ainda hoje considerado como o maior e mais educativo evento da região de Portsmouth.

E 1921 a Sociedade de amigos da Música de Donaueschingen criou um dos que é considerado como mais importante festival de música experimental. Fundada em 1913, a sociedade tinha como objectivo divulgar novos conceitos de música, optando pela organização de pequenos eventos onde novos compositores podiam mostrar as suas criações. Alguns instrumentos como o Spharophon, o Partiturophon, Kaleidophone, inventados por Jorg Mager, foram mostrados pela primeira vez nos festivais realizados em Donaueschingen. Após um longo interregno, o festival regressou em 1993, sendo cada festival dedicado a um conceito único.

Sem comentários: